Confira dicas de segurança para aprender como proteger mala despachada em aeroportos

Se você está planejando embarcar em um avião, é necessário saber como proteger mala despachada para evitar imprevistos. Ao conhecer todos os cuidados indispensáveis para esse tipo de viagem, você se livra de possíveis contratempos.

Se você está planejando embarcar em um avião, é necessário saber como proteger mala despachada para evitar imprevistos. Ao conhecer todos os cuidados indispensáveis para esse tipo de viagem, você se livra de possíveis contratempos.

O caso das brasileiras presas em Frankfurt, na Alemanha, após terem as etiquetas das bagagens trocadas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deixou os viajantes em alerta. Afinal, existem formas de prevenir esse tipo de problema ao despachar a mala?

Mala despachada e mala de mão

Primeiro, se você ainda tem dúvidas sobre o que é despachar a mala, não se preocupe. Este artigo vai esclarecer as principais ações a realizar antes de embarcar no avião. Preparado?

A mala despachada é entregue no momento do check-in, transportada no porão da aeronave. Esse tipo de bagagem não viaja com você no avião.

Se você está se perguntando qual é o valor para despachar mala, fique atento à quantidade e ao peso dela, pois o preço é calculado com base nessas informações. Cada companhia possui um limite. Tudo depende da classe do voo.

Já a mala de mão é transportada com você no avião. Nessa bagagem, você pode carregar itens pessoais, acessórios úteis durante o voo e, dependendo da companhia, alguns alimentos para consumo.

Como mala de mão, a maioria das companhias aceita uma mochila, pois ela tem o tamanho que cabe no compartimento do avião. Porém, fique atento ao peso máximo: 10 kg.

Malas de viagem coloridas.

Dicas importantes para a sua viagem

Agora que você já sabe a diferença entre o despacho de bagagem e a mala de mão, é hora de sanar as dúvidas sobre como proteger mala despachada com a ajuda de Renata Guedes Batista, fundadora da Single Trips, agência que incentiva, apoia e realiza viagens em grupos com mulheres solteiras, e Regina Schneidewind, diretora de varejo e pricing da Sestini, empresa especializada em bolsas, malas, mochilas e acessórios. Confira!

Filme a mala por dentro, por fora e quando ela estiver sendo despachada

Já pensou em fotografar a sua mala para evitar alguns transtornos? Antes de tirar uma selfie para se lembrar da viagem, não se esqueça de registrar algumas imagens das suas bagagens.

“Faça esse registro de todos os ângulos”, destaca Renata. Essa dica ajuda tanto a evitar problemas graves, como o que ocorreu com as brasileiras, quanto a conseguir um reembolso compatível com o que havia na bagagem, em caso de extravio.

Use um cadeado aprovado pela TSA

Como proteger mala despachada para evitar danos aos itens? A dica é dar preferência a cadeados aprovados pela TSA (Autoridade Americana de Segurança da Aviação Civil).

“A grande vantagem dos modelos que contam com cadeados TSA é que, em caso de inspeção, as autoridades conseguem abri-los com uma chave-mestra, sem danificar e violar a estrutura de segurança”, explica Regina.

Por isso, se você tem uma mala para despachar com muitos objetos de valor ou insubstituíveis, fique atento à escolha do cadeado para fechar a bagagem.

Mala azul e mala amarela em aeroporto.

Instale um AirTag na sua mala

Perdeu sua bagagem? Se ela estiver com esse dispositivo da Apple, é possível rastreá-la por meio do iCloud. A desvantagem é que, além de só estar disponível para o sistema iOS, o AirTag não é barato. No Brasil, ele custa a partir de R$ 369.

Leve só uma mala de mão em viagens curtas

“Eu sei que esse é um tremendo desafio, principalmente para nós, mulheres, mas, se o período da viagem for curto e o destino estiver no verão, talvez seja um caminho interessante. Você viajará mais leve e com mais segurança”, destaca Renata.

Customize a mala ou invista em um modelo diferenciado

Essa dica pode não parecer essencial se você pensar em como despachar uma bagagem com segurança, mas dificulta alguém encontrar uma bagagem similar.

Quando o assunto é como proteger mala despachada, muitas vezes os cuidados mais simples podem evitar imprevistos na sua viagem. Agora que você já sabe todas as dicas importantes, é hora de colocá-las em prática!

Viaje sem preocupações com as dicas do Blog Let’s Go!

Gostou das dicas de como proteger mala despachada? Você encontra essas e outras sugestões aqui, no Blog Let’s Go. Viaje muito mais informado, independentemente do destino escolhido. 

Já com o programa de fidelidade, você pode garantir pontos fazendo sua reserva diretamente no site da Let’s Atlantica e depois trocar esses pontos por produtos, voucher de serviço ou até mesmo em hospedagens

Se você quer conhecer o mundo e economizar, fique atento aos pacotes promocionais do Let’s Atlantica. Você pode conseguir descontos ao viajar em períodos de feriados ou finais de semana. Faça já sua reserva!

Posts Relacionados

Entre praias com areia macia e águas cristalinas, os pontos turísticos em João Pessoa incluem destinos surpreendentes e cheios de aventuras para

Mesmo no friozinho do inverno, você ainda gosta de beber uma gelada? Não precisa esperar até o verão para saborear a bebida.

Se você está planejando embarcar em um avião, é necessário saber como proteger mala despachada para evitar imprevistos. Ao conhecer todos os