A gastronomia de Porto Alegre é uma fusão de sabores de diferentes culturas que compõem a população da cidade, como a alemã, a italiana e a portuguesa. Com essas influências, é possível encontrar pratos com massas frescas, carnes e outros ingredientes com traços marcantes.
Se o seu próximo destino é Porto Alegre (RS), é importante saber quais são os pratos típicos da região para planejar onde os experimentar. Pensando nisso, o Blog Let’s Go listou uma série de comidas salgadas e doces que podem surpreender o seu paladar. Confira!
Pratos típicos gaúchos para experimentar em Porto Alegre
Você provavelmente conhece algum prato da gastronomia de Porto Alegre, já que o destino tem sabores populares e levados para outros estados. O chimarrão, por exemplo, é a bebida mais conhecida da região, consumido em diferentes momentos do dia. Porém, você sabe quais são as comidas típicas?
1. Churrasco
Ao pensar nas comidas típicas de Porto Alegre, o churrasco vem facilmente à mente. A carne bovina é um destaque da gastronomia local devido à forma de preparo, já que existem cortes que levam horas para serem assados na brasa. Desse modo, a carne fica suculenta e macia, dois traços que fazem esse prato ser considerado incomparável.
2. Arroz carreteiro
Transformando um ingrediente clássico na mesa dos brasileiros, os gaúchos inventaram a receita de arroz carreteiro. Esse prato da culinária do RS consiste nas sobras do churrasco picado ou, então, em carne seca, pimentão-verde, tomate, cebola e cheiro-verde.
3. Galeto
O galeto é uma das comidas de Porto Alegre com origem italiana e é o prato principal de muitos restaurantes do estado. Ele costuma ser servido com polenta e massas frescas, que são mais dois itens clássicos dessa gastronomia. O que diferencia essa iguaria em cada estabelecimento é o tempero e o ponto de cozimento.
4. Xis-gaúcho
Enquanto, em outros estados, há o x-salada, o x-egg e o x-bacon, em Porto Alegre, o xis-gaúcho é o lanche típico. Ele é montado em um pão maior do que o convencional e recheado com diferentes ingredientes em abundância, como hambúrguer de carne, calabresa, queijo, alface, tomate, ervilha e milho. Para facilitar o consumo, é prensado na chapa e, depois, acrescenta-se maionese caseira.
5. Massas frescas
A cultura italiana também está presente na gastronomia de Porto Alegre por meio das massas frescas, como a sopa de capeletti, uma variação recheada com carne ou frango. As demais variações acompanham molho natural feito com tomates ou com molho branco, e queijo ralado.
Sobremesas populares na cidade
Depois do prato principal, você não pode pular uma refeição que adoça o seu dia! As sobremesas da gastronomia de Porto Alegre também têm influências internacionais e possuem versões adaptadas aos sabores típicos brasileiros. Entre elas, estão as seguintes:
1. Cuca
A cuca é um doce da gastronomia alemã com uma receita simples, feita com uma massa de bolo e com cobertura de uma farofa crocante. No recheio, diversas frutas podem ser colocadas, como banana, maçã e uvas, mas doce de leite, chocolate e goiabada dão os toques nas versões abrasileiradas.
2. Sagu
O sagu de vinho é um doce típico do Rio Grande do Sul que já foi transportado e se popularizou ao redor do Brasil. Ele foi criado na Serra Gaúcha e é rápido de preparar: basta cozinhar as bolinhas de fécula de mandioca (chamadas de sagu) na água e, após descartar o líquido, finalizar com uma calda de vinho e açúcar. Há quem também acrescente creme de leite ou leite condensado por cima.
3. Chimia
A chimia é semelhante a uma geleia de frutas, mas feita de uma forma diferente. O nome vem de Schimier, um verbo alemão que significa “passar algo em outra coisa”, como esse ingrediente em uma fatia de pão, em torradas e em biscoitos. O preparo utiliza a polpa e a casca das frutas (como figo, morango, uva, pêssego), além de açúcar por longas horas no fogo.
4. Cueca virada
Se você gosta de bolinho de chuva, a cueca virada é a sobremesa ideal para a sua visita a Porto Alegre. A massa de farinha de trigo e ovo é estendida, enrolada e frita, sendo passada no açúcar e na canela como finalização. A dica é consumi-la com café ou até mesmo com o típico mate gaúcho.
5. Arroz-doce
Engana-se quem pensa que o arroz-doce só é popular no Nordeste ou nas festas juninas ao redor do Brasil! Em Porto Alegre, a versão gaúcha é feita com leite de vaca, seja ele integral, seja ele desnatado, seja ele semidesnatado, enquanto a versão nordestina é preparada com leite de coco. Em ambas, há um toque final de canela em pó.
Confira mais dicas para a sua próxima viagem!
A gastronomia de Porto Alegre não é a única que você conhece no Blog Let’s Go! Há outros conteúdos de mais estados brasileiros para ajudá-lo no planejamento de futuras viagens. Além disso, você ainda pode visitar o site Let’s Atlantica para reservar uma hospedagem para esse destino!