Museus em Salvador: 6 opções para suas férias na cidade

Se você gosta de fazer passeios culturais nas férias, não perca a oportunidade de conhecer espaços históricos e artísticos. Caso sua próxima parada no Nordeste seja a Bahia, existem diferentes museus em Salvador para tornar

Se você gosta de fazer passeios culturais nas férias, não perca a oportunidade de conhecer espaços históricos e artísticos. Caso sua próxima parada no Nordeste seja a Bahia, existem diferentes museus em Salvador para tornar cada dia ainda mais especial.

Você imagina quais são os melhores museus de Salvador? Não existe uma resposta unânime para essa dúvida, afinal, cada pessoa tem uma preferência e afinidade com diferentes temáticas, o que influencia a escolha dos passeios. A boa notícia é que há sempre uma opção para cada gosto pessoal, como você confere a seguir nas dicas do Blog Let’s Go!

Conheça 6 museus em Salvador com programações imperdíveis

Os museus em Salvador são paradas obrigatórias para conhecer a história da cidade e a pluralidade cultural que compõe a população e a torna tão única. Como existe uma grande variedade de espaços culturais, você sempre terá uma opção nova para se aventurar na estadia pela cidade.

A dica é estruturar um roteiro combinando diferentes tipos de atrações turísticas que estejam na mesma região, otimizando seu tempo e aproveitando-o ao máximo. Seguindo essa sugestão, você confere a seguir os museus em Salvador que podem ser visitados numa sequência de proximidade.

Museu da Cidade

A primeira parada em Salvador, para a maioria dos turistas, é o Pelourinho, conhecido como Centro Histórico. Nessa região, você pode conhecer o Museu da Cidade, focado na cultura, na religião e na formação da capital baiana. Estátuas e esculturas de religiões de matrizes africanas são os grandes destaques, com detalhes minuciosos, como acessórios feitos em miçangas.

Ainda que seja um dos mais tradicionais museus em Salvador, inaugurado em 1973, ele não costuma receber multidões de visitantes. Por isso, não é preciso se preocupar com filas e com a segurança do local, que costuma ter policiamento frequente.

MUNCAB – Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

Próximo ao centro histórico, a lista de museus em Salvador aumenta, e um deles é o MUNCAB. Devido à forte influência da cultura africana na cidade, ela não poderia ficar de fora dos passeios culturais, e há diversos ambientes dedicados às suas matrizes.

No museu, além de apresentar os elementos da cultura afro-brasileira, o trabalho é focado na preservação, promoção e valorização deles. O acervo é composto por itens de arte contemporânea, erudita, popular e sacra, fora os objetos e documentos da escravidão e as joias. Para conhecer tudo isso, é necessário garantir ingressos antecipadamente ou usar uma das opções de gratuidade:

  • visita às quartas-feiras;
  • estudante;
  • crianças até oito anos;
  • pessoas com deficiência;
  • guia de turismo em atividade.

Museu em Salvador na beira do mar.

Museu Geológico da Bahia

O Museu Geológico da Bahia é para quem adora uma observação minuciosa em achados arqueológicos. Para ter um gostinho de como é a visitação, é possível fazer um tour virtual pelo site oficial, que apresenta brevemente as principais salas de exposições. Elas são divididas em 15, e algumas são:

  • meteoritos;
  • minerais;
  • rochas;
  • recursos minerais;
  • universo/sistema solar;
  • garimpo;
  • minerais radioativos;
  • energia dos cristais e muito mais.

Museu de Arte da Bahia

O Museu de Arte da Bahia (MAB) é considerado um dos museus em Salvador mais antigos, sendo administrado pelo próprio Estado. Ele foi criado em 1918 e possui um acervo com mais de 13 mil peças, com obras de coleções particulares, como a de pintura do Conselheiro Jonatas Abbot.

Para além das exposições, o espaço organiza feiras, palestras, conversas com artistas, shows e aulas de yoga. A programação é constantemente atualizada no site e no perfil do Instagram, rede social mais ativa do museu.

Museu em Salvador.

Museu Carlos Costa Pinto

O Museu Carlos Costa Pinto, inaugurado em 1969, é uma instituição privada com apoio do fundo de cultura do estado da Bahia. Ele é aberto de segunda a sexta, com exceção da terça, e apresenta um amplo acervo de tradicionais famílias da aristocracia, como arte decorativa, prataria, porcelanas, joias e muito mais.

Esse é o local perfeito para quem ama arquitetura! Para conhecê-lo, é preciso adquirir um bilhete logo na entrada do museu, que possui ticket inteiro e meia-entrada para determinados grupos, incluindo idosos e estudantes.

Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia

O MAC Bahia foi recém-inaugurado em 2023, no bairro da Graça, e possui vínculo com o Museu de Arte Moderna (MAM). Ele apresenta obras que trazem reflexões sociocuturais e uma coleção repleta de artistas locais, destacando mulheres, indígenas, negros e outras minorias que representam a diversidade da população.

A visita pode ser feita de terça a sábado, com horário estendido: das 10h às 22h. Aos domingos, a visitação é liberada das 08h às 20h. Independentemente do dia escolhido, você aproveita a gratuidade, sem a necessidade de comprovar meia-entrada para obter um ingresso econômico.

Esteja na melhor localização da cidade com o Let’s Atlantica!

Gostou de conhecer esses museus em Salvador e já sabe quais vai conhecer nas suas próximas férias? Então, aproveite para continuar planejando sua experiência e escolha uma hospedagem no Let’s Atlantica!

Posts Relacionados

Se você gosta de fazer passeios culturais nas férias, não perca a oportunidade de conhecer espaços históricos e artísticos. Caso sua próxima

Vai viajar e quer saber quais pontos turísticos em Brasília incluir no seu roteiro? Conhecido por sua arquitetura moderna e planejamento urbano

Vai viajar para o interior paulista e quer saber o que fazer em Bauru? A cidade vibrante a 330 km da capital