O que fazer em Ponta Grossa? Confira um roteiro na cidade

Ponta Grossa, localizada no Paraná, é uma cidade que combina natureza e uma rica história. Se você está planejando uma visita e ainda não sabe o que fazer em Ponta Grossa, fique tranquilo, pois há

Ponta Grossa, localizada no Paraná, é uma cidade que combina natureza e uma rica história. Se você está planejando uma visita e ainda não sabe o que fazer em Ponta Grossa, fique tranquilo, pois há diversas atividades de lazer e entretenimento disponíveis na região.

Confira as dicas do Blog Let’s Go para saber quais são os passeios mais populares e para ter ideias sobre o que fazer em Ponta Grossa. Assim, você pode montar a sua programação antes de chegar ao destino e se planejar, tendo mais tranquilidade durante a viagem!

Passeios para quem gosta de natureza

Se você gosta de se aventurar na natureza ou de explorar o seu lado aventureiro, não precisa se preocupar com o que fazer em Ponta Grossa. Há muitas atividades ao ar livre, tanto para quem está em grupo quanto para quem está desacompanhado. A primeira delas é a visita à cachoeira da Mariquinha, que tem uma queda d’água de 30 metros de altura e reúne multidões de visitantes nos dias de sol.

Ainda que este seja um passeio com trilha, existem outros ainda mais desafiadores, como o que leva ao Cânion São Jorge. O caminho tem cerca de 350 metros, e há pontos de cachoeira, ideais para se refrescar e renovar as energias. Para quem deseja maior conexão com a natureza, o local possui área para camping.

Não se pode esquecer de colocar o Parque Estadual de Vila Velha no roteiro de férias, já que ele é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade de Ponta Grossa. Essa experiência requer a compra de ingressos para o acesso às atrações, como arvorismo, passeio de balão, tirolesa e caminhada noturna.

Passeios para quem adora conhecer a história local

Se você não sabe o que fazer em Ponta Grossa, mas está em busca de passeios históricos e culturais, faça as suas anotações! O Museu Campos Gerais, administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é uma visita obrigatória para conhecer o processo de formação da região por meio de um acervo exclusivo.

A Casa da Memória Paraná também é uma ideia de passeio semelhante e reserva longas horas de observação de documentos, pesquisas e exposições sobre a cidade. O local está aberto há mais de 20 anos, como uma forma de preservar a cultura local desde o Brasil Império.

No entanto, se você quer uma atividade mais rápida durante a estadia, faça uma visita à Catedral Sant’Ana, fundada em 1923. Ela fica no centro da região e chama a atenção pela arquitetura com vitrais coloridos, que, ao receberem a iluminação solar, refletem as cores azuladas no interior da igreja.

Experiências gastronômicas para todos os gostos

A culinária de Ponta Grossa reflete a diversidade cultural do Paraná. Você pode se deliciar com pratos típicos da região ou com opções modernas, com influências de outras gastronomias internacionais, tendo uma experiência gastronômica rica. Para começar pelas opções tradicionais, experimente o barreado, um cozido de carne.

O prato é feito com carne, bacon, cebolas e outros temperos, formando uma mistura suculenta e servida com farinha de mandioca e banana-da-terra frita. Antes, ele era servido em casamentos, aniversários e outras festividades, mas, atualmente, já é encontrado no menu da maioria dos restaurantes do destino e das proximidades, como em Curitiba.

Além das comidas, a cidade também é conhecida pela fama das cervejarias, presentes em diferentes regiões. Portanto, se não sabe o que fazer em Ponta Grossa à noite, visite a Strasburger, uma das mais bem-avaliadas cervejarias, pela qualidade da cerveja artesanal de origem alemã. São mais de 10 opções feitas com puro malte e sem conservantes.

Para diversão em família

O Parque Linear é o destino ideal para quem está em busca do que fazer em Ponta Grossa no domingo, um dia para estar com a família. Ele tem espaço para piquenique, ciclovias para os passeios de bicicleta, pistas de caminhada e equipamentos de ginástica. Para facilitar a programação, há aluguel de bikes com preços econômicos.

Cine Teatro Ópera, localizado no centro da cidade, também é uma sugestão para roteiro de quem gosta de peças teatrais, espetáculos de dança e musicais. As apresentações acontecem em diferentes momentos do dia e possuem preços variados; por isso, é necessário conferir a programação no site e chegar com antecedência para o programa desejado.

O Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também tem programas especiais para quem sente curiosidade com temas de ciência. Lá, organizam-se workshops e palestras, como a Noite com as Estrelas, em que se descobre sobre os astros e a observação noturna.

Prepare-se para a sua viagem a Ponta Grossa!

Com todas essas dicas, você já não tem mais dúvidas sobre o que fazer em Ponta Grossa! Porém, se quer saber mais sobre esse destino, não deixe de acompanhar outros conteúdos do Blog Let’s Go, que reúne diversas sugestões para o planejamento de suas viagens, inclusive sobre hospedagem em Ponta Grossa.

Nesse quesito, o Let’s Atlantica pode ajudá-lo! Há duas opções de hotéis na região (o Premium Vila Velha e o Ramada Encore), com diversas comodidades para a sua estadia. Aproveite para conhecê-los!

Posts Relacionados

Você já ouviu falar na Serra da Canastra? A região de Cerrado é conhecida pelas quedas d’água que atraem turistas de diferentes

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Canela é um destino turístico que combina a beleza da natureza com uma atmosfera acolhedora. Tendo

Ponta Grossa, localizada no Paraná, é uma cidade que combina natureza e uma rica história. Se você está planejando uma visita e