O que fazer na Serra (ES): 6 atividades para as suas férias

A cidade de Serra, no Espírito Santo, tem diversos locais que encantam pela beleza e que podem tornar os seus dias de férias únicos. É hora de saber quais lugares visitar!

Serra é uma cidade da região metropolitana do Espírito Santo, próximo a Vitória. Ela é o destino ideal para quem gosta de se conectar com a natureza e com a história local. Porém, com tantas atividades disponíveis, há quem tenha dúvida sobre o que fazer na Serra!

Se este é o seu caso, saiba que há sempre algo novo a explorar durante a estadia na cidade. Com as dicas do Blog Let’s Go, você pode conhecer o que há de melhor no turismo na Serra (ES), adequando as atividades às suas preferências.

1. Ir para a praia de Jacaraípe

O grande destaque no turismo no ES é a região litorânea, que tem praias com águas cristalinas e areias limpas. Essa combinação é encontrada em Jacaraípe, o destino mais popular da Serra, por ser palco de shows de verão e campeonatos esportivos.

Com a infraestrutura adequada para os esportes aquáticos, quem visita a praia pode se divertir com o surfe, o kitesurf e o bodyboard, semelhante à primeira modalidade, mas consistindo apenas em deslizar nas ondas. Para quem não tem os equipamentos, é possível contratar aulas profissionais em escolas que ficam perto da orla, como a Moulin Surf School.

Em meio aos mergulhos e banhos de sol, vale dar uma passadinha na orla para conferir também os restaurantes e os quiosques. O quiosque Belo Horizonte, por exemplo, é conhecido pelas grandes porções de batata, camarão, pastel e outros petiscos. Os preços costumam ser mais acessíveis do que os de outros estabelecimentos.

2. Curtir as festividades da Praia de Manguinhos

Mais uma atração popular do turismo na Serra (ES) é a Praia de Manguinhos, localizada no litoral norte. Nela, enquanto os turistas se divertem, mergulham e surfam, os pescadores saem em busca de frutos do mar. Não é à toa que os restaurantes dos arredores têm peixes frescos e a famosa moqueca capixaba.

Para experimentar os pratos mais saborosos da Serra, a dica é o Manguinhos Gourmet, um festival gastronômico que acontece anualmente. Durante os dois finais de semana do evento, são apresentadas criações exclusivas em restaurantes e docerias, servidas nos próprios estabelecimentos e em estandes organizados em pontos variados.

Mais do que isso, durante o verão, como no final do ano e no Carnaval, você não precisa se preocupar com o que fazer na Serra, já que há também shows de diversos artistas. As atrações são de diferentes ritmos musicais, como pop, sertanejo, axé e forró, e se apresentam também aos sábados e domingos, conforme a programação divulgada pela prefeitura.

3. Visitar a Igreja dos Reis Magos

Detentora de uma fachada totalmente branca, com apenas as janelas e as portas em azul, a Igreja dos Reis Magos se destaca no bairro de Nova Almeida. A aparência preservada é resultado de uma restauração recente de R$ 10 milhões, que revitalizou as imagens, os quadros, os pisos, o telhado e outras partes do complexo.

Agora, os visitantes têm à disposição um café, uma loja, uma galeria com exposições, uma sala indígena e um acervo de artistas locais. Todos os conteúdos das obras são traduzidos do português para o inglês e o espanhol, facilitando o passeio dos turistas de outros países.

O foco das exposições fixas da igreja é a história dos jesuítas no Espírito Santo e as missões realizadas no Brasil. Enquanto o museu fica aberto para visitação de terça a domingo, o restante está em funcionamento diário, no mesmo horário, das 9h às 17h30. Caso deseje conhecer a sala indígena, é necessário conferir os períodos com acompanhamento de guia.

4. Conhecer a Vila das Artes

Em Jacaraípe, na Serra (ES), está a Vila das Artes, uma das principais recomendações turísticas para quem gosta de obras artísticas. Ela tem aparência de vilarejo, onde artistas expõem seus projetos de artesanato, madeira, mosaicos e muito mais.

Um dos ateliês mais famosos do turismo na Serra é a Casa de Pedra, criada na década de 90 pelo escultor Neusso. O espaço cultural é feito com pedras e restos de madeira, dispondo de obras com o intuito de preservar o meio ambiente, simbolizando o respeito à natureza.

Para entrar nesse espaço, é preciso comprar um ingresso e, ao entrar no local, é possível comprar itens decorativos exclusivos. Para se planejar, compre as entradas pelo site, verificando as regras de gratuidade para alguns grupos.

5. Divertir-se no Parque da Cidade

Se você deseja saber o que fazer na Serra durante uma viagem em família, considere um passeio no Parque da Cidade. Ainda que seja popular, há um amplo espaço de 117 mil metros quadrados, facilitando a circulação e a diversão, que fica por conta de exercícios físicos e de brincadeiras ao ar livre.

Duas quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, um campo de futebol society, playground, pista de skate, ciclovia, pista de caminhada, centro de educação ambiental e bromeliário são alguns espaços que compõem o parque. Tudo isso pode ser visitado gratuitamente diariamente, das 6h às 21h.

6. Fazer trilha no Mestre Álvaro

Se você gosta de aventuras e não sabe o que fazer na Serra, a trilha do Mestre Álvaro é o passeio ideal para a estadia. São 833 metros de altitude com diferentes níveis de dificuldade, em um trajeto saindo de Serra-Sede, Queimado, Furnas e Pitanga. Independentemente da afinidade com a atividade, é necessário ter acompanhamento de um guia.

Essa é uma forma de tornar o trajeto mais seguro e de evitar imprevistos na viagem. Lembre-se também de usar roupas com tecidos leves, além de calçado adequado e confortável. Não se esqueça de levar garrafinha de água. Caso sinta fome, barrinhas de cereais e frutas são boas alternativas de snacks rápidos.

Confira mais dicas para a sua viagem no Blog Let’s Go

Já sabe o que fazer na Serra, mas ainda não tem uma hospedagem definida? Confira as suítes do Go Inn disponíveis na data desejada e organize a sua viagem, aproveitando comodidades essenciais para o conforto e a segurança! Para o restante do seu planejamento, há mais dicas no Blog Let’s Go!

Posts Relacionados

Saiba quais bares secretos no Rio de Janeiro colocar no roteiro e aproveitar as férias com os amigos e a família!
Saiba o que esperar da rica gastronomia gaúcha e se surpreenda com esses pratos deliciosos.
A cidade de Serra, no Espírito Santo, tem diversos locais que encantam pela beleza e que podem tornar os seus dias de