Saiba o que não pode levar na mala de mão em voos nacionais

Você vai viajar de avião, mas não sabe o que não pode levar na mala de mão? Não se preocupe! Aqui, você encontra as principais dicas para não ter dores de cabeça no momento do

Você vai viajar de avião, mas não sabe o que não pode levar na mala de mão? Não se preocupe! Aqui, você encontra as principais dicas para não ter dores de cabeça no momento do embarque.

Em voos nacionais, diferentes objetos podem ser levados na mala de mão. No entanto, outros só podem estar na bagagem despachada. Com as dicas do Blog Let’s Go, você viaja informado, sem surpresas indesejadas.

Diferença entre mala de mão e bagagem despachada

Primeiro, é importante entender a diferença entre as malas de viagem:

  • bagagem de mão: vai com você no avião. Atualmente, ela pode pesar até 10 kg. Isso significa que, a depender da companhia aérea, é permitido carregar uma mochila ou uma bolsa menor, com itens pessoais, como dinheiro e documentos, na aeronave;
  • mala despachada: é entregue por você no check-in. Ela é transportada no porão da aeronave. O valor pago por esse serviço depende da quantidade de bagagens, da classe do voo e da companhia aérea. É importante ficar atento a essas informações para não prejudicar seu planejamento financeiro.

Mulher segurando peça de roupa na cor salmão próxima à mala de viagem.

O que não levar na mala de mão

Na hora de viajar de avião, seja em uma viagem nacional ou internacional, é essencial saber o que não se pode levar na mala de mão para evitar imprevistos no seu momento de lazer. Fique atento a objetos perigosos:

  • armas (em geral): de fogo, de choque elétrico, estilingue, spray de pimenta etc.;
  • objetos pontiagudos: machados, estiletes, navalhas, tesouras, canivetes, facas e qualquer instrumento com lâminas maiores que 6 cm;
  • ferramentas de trabalho: furadeiras, chaves de fenda, serras, martelos e pistolas de pregos;
  • quaisquer substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis;
  • quaisquer substâncias químicas ou tóxicas: cloro, ácidos, corrosivos, etc.

Outros objetos possuem regras específicas e merecem mais atenção.

Medicamentos

Os medicamentos podem ser levados na bagagem de mão somente com prescrição médica que demonstre a necessidade do uso. Alimentos de bebês e líquidos de dietas específicas também podem ser transportados desde que sejam apresentados na inspeção de segurança.

Líquidos

Alguns líquidos entram na lista do que não pode levar na mala de mão. Portanto, atente-se a isso e, principalmente, à quantidade. Por exemplo, cada adulto tem direito a transportar 12 ml de bebidas alcoólicas.

Muitas dúvidas surgem em relação ao transporte de vinhos. Esse tipo de bebida alcoólica é permitido na bagagem de mão em viagens domésticas e voos para alguns países da América do Sul, como Argentina e Chile.

Líquidos em geral, como perfumes e outros cosméticos, precisam estar devidamente embalados, acompanhados das notas fiscais e em volume máximo de 100 ml. Por isso, tome cuidado na hora de voltar com suas compras da viagem.

Homem carregando mala de viagem na rua.

O que pode levar na mala de mão

Agora que você já sabe o que não pode levar na mala de mão, vale conhecer alguns itens que geram dúvidas, mas são permitidos na bagagem em viagens nacionais. Não há problema em carregar consigo.

Para decidir o que levar em uma bagagem de mão, vale priorizar os itens mais essenciais e frágeis. Considere aqueles que são importantes estarem por perto: cosméticos sólidos, como batom e desodorante, aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como celulares, notebooks, câmeras, entre outros.

Para viagens nacionais, outros acessórios totalmente permitidos são: óculos, joias, cintos e lanches, desde que estejam devidamente acondicionados.

As regras para o que levar na sua bagagem dependem da companhia aérea pela qual você vai viajar. Por isso, caso tenha dúvidas, consulte a empresa do voo com antecedência ou acesse o site oficial dela.

Acesse outras dicas aqui

Se você sempre planeja suas viagens a partir de dicas importantes na hora de escolher o destino, continue navegando pelo Blog Let’s Go. Aqui, você encontra as principais informações sobre todos os tipos de viagens, para todos os viajantes.

Não importa se você vai viajar a trabalho, com os amigos, a família ou sozinho. Aqui, você encontra várias sugestões para todos os momentos, desde as melhores acomodações até os passeios únicos.

Viaje com o Let’s Atlantica

Gostou de saber o que não pode levar na mala de mão? Agora, aproveite para curtir descontos exclusivos no site do Let’s Atlantica. Você pode participar do programa de fidelidade Let’s Atlantica e trocar sua reserva por pontos que garantem benefícios únicos.

Se você for viajar em períodos de feriado, pode contar com promoções imperdíveis para os pacotes promocionais. Assim, você economiza ainda mais. Faça já sua reserva!

Posts Relacionados

Entre praias com areia macia e águas cristalinas, os pontos turísticos em João Pessoa incluem destinos surpreendentes e cheios de aventuras para

Mesmo no friozinho do inverno, você ainda gosta de beber uma gelada? Não precisa esperar até o verão para saborear a bebida.

Se você está planejando embarcar em um avião, é necessário saber como proteger mala despachada para evitar imprevistos. Ao conhecer todos os