Rota da cerveja: conheça os melhores destinos do Brasil para beber uma gelada

Mesmo no friozinho do inverno, você ainda gosta de beber uma gelada? Não precisa esperar até o verão para saborear a bebida. Você pode passar dias viajando pela rota da cerveja. No Brasil, existem diversas

Mesmo no friozinho do inverno, você ainda gosta de beber uma gelada? Não precisa esperar até o verão para saborear a bebida. Você pode passar dias viajando pela rota da cerveja.

No Brasil, existem diversas fábricas artesanais abertas à visitação, onde existe a chance de conhecer a linha de produção para experimentar diferentes sabores, aromas e texturas. Na rota da cerveja artesanal, é possível comprar insumos, acessórios e souvenirs. Confira os destinos e as dicas do Blog Let’s Go!

Gauden Bier

Esse caminho da cerveja fica em Curitiba, Paraná. A Gauden Bier fabrica a cerveja Gauden com a água do Aquífero Embasamento Cristalino da Bacia Hidrográfica do Iguaçu desde 2007.

Mais de 38 mil litros são produzidos mensalmente nas versões long neck e de 600 ml, de diversos estilos, para diferentes gostos. Os mais famosos incluem: pilsen, pale ale e hefe-weissbier.

A pilsen é fabricada com a técnica de dry-hopping e possui um toque cítrico. Já a pale ale tem alta fermentação, leve amargor e sabor de cevada proeminente, enquanto a hefe-weissbier é uma cerveja de trigo com alta fermentação e leve aroma frutado.

Quer incluir esse tour na sua rota da cerveja? As visitas também contam com uma explicação sobre as diferenças entre os estilos de cerveja e as melhores harmonizações para os apaixonados pela gelada.

Seasons

Localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a Seasons fabrica as cervejas Funhouse, Green Cow e Cirilo Coffee Stout desde 2010, cada uma com sabores mais peculiares que a outra. Ficou interessado?

Além das cervejas com gosto um pouco exótico, a tour pela cervejaria oferece um ambiente descontraído e possui parceria com alguns food trucks. Assim, você também experimenta uma comida gostosa com a cervejinha.

Pessoa segurando uma caneca com cerveja.

Eisenbahn

Localizada em Blumenau, Santa Catarina, a Eisenbahn fabrica quase 15 tipos de cervejas desde 2002 e já possui 2 rótulos premiados. Você pode participar de uma degustação direto do tanque durante o tour da cerveja.

No European Beer Star, em 2007, as cervejas Dunkel e Weizenbock foram premiadas com medalhas de bronze. A Eisenbahn também tem os estilos mais conhecidos, como pilsen, american ipa, pale ale, weizenbier, entre outros.

A pilsen está entre as mais famosas, pois conta com puro malte de cevada. Além disso, a cerveja tem um toque de lúpulo, especialmente para os que gostam de um certo amargor. Ela combina com diversos pratos: desde a comida de boteco até um churrasco com os amigos ou a família.

Cervejaria Colorado

Para quem está procurando uma rota cervejeira de Ribeirão Preto, a Colorado fabrica cervejas com ingredientes inusitados desde 1995 e já é conhecida em todo o Brasil. O foco principal é sair do óbvio e não usar apenas lúpulo nas bebidas.

Para quem gosta de algo novo, as produções da Colorado usam ingredientes brasileiros, como graviola, mel, rapadura, frutas vermelhas, castanha-do-pará, café, limão, goiaba, mate e até paçoca!

Nessa rota cervejeira em São Paulo, as visitas precisam ser agendadas. O tour tem duração média de 1 hora. Nele, você fica sabendo sobre a produção e um pouco da história da Colorado.

Pessoas brindando com duas canecas de cerveja.

Circuito da Cerveja

Localizada em São Lourenço, Minas Gerais, o Circuito da Cerveja conta com um excelente atendimento de sommeliers de cervejas para instruir você na degustação das bebidas artesanais.

Para quem adora experimentar uma gelada, sem abrir mão de uma bela gastronomia, o local possui menu com grande variedade para todos os gostos. Além das cervejas artesanais, você pode degustar os chopes.

Benedith

Na rota da cerveja, a Benedith não pode faltar. Fundada em 2011, em Uberlândia (MG), a fábrica produz diversas cervejas artesanais com receitas próprias. Os estilos incluem pilsen, pale ale, lager, entre outros.

Uma das que você tem de experimentar na sua degustação é a cerveja rota do cerrado, que possui alta fermentação e é avermelhada. Ela também é feita pelo processo de dry-hopping, com aromas de lúpulo, notas de caramelo e açúcar mascavo.

Na cervejaria Benedith, você pode visitar a fábrica e conhecer o processo de produção. Além disso, pode fazer um passeio pelo bar da fábrica para degustação ou pelo Tap do Pátio Sabiá, que fica em um shopping center.

Conheça a rota da cerveja com o Let’s Atlantica!

Gostou dos lugares para degustar uma boa gelada? Essa e outras dicas, você encontra no Blog Let’s Go. Aproveite para conhecer os destinos da rota da cerveja hospedando-se em um dos hotéis do Let’s Atlantica. Em feriados, há a possibilidade de escolher pacotes promocionais.

Você também pode participar do programa de fidelidade Let’s Atlantica. Com ele, ao fazer uma reserva pelo site, pelo telefone, pelo e-mail ou pelo balcão do hotel, você tem a chance de garantir pontos que podem ser trocados por outros benefícios. Aproveite!

Posts Relacionados

Entre praias com areia macia e águas cristalinas, os pontos turísticos em João Pessoa incluem destinos surpreendentes e cheios de aventuras para

Mesmo no friozinho do inverno, você ainda gosta de beber uma gelada? Não precisa esperar até o verão para saborear a bebida.

Se você está planejando embarcar em um avião, é necessário saber como proteger mala despachada para evitar imprevistos. Ao conhecer todos os