Viagem com filhos pequenos, principalmente bebês, sempre gera muitas dúvidas em papais e mamães, ainda mais nos de primeira viagem. Entretanto, não é algo tão complicado que deve ser evitado. Na verdade, ao seguir os conselhos certos, a experiência se torna mais fácil, divertida e proveitosa.
1. Escolha destinos adequados
Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes ao planejar uma viagem em família é a escolha do destino. Afinal, nem todo local pode ser adequado para os pequenos.
Muitos pediatras, por exemplo, recomendam o uso de protetor solar e repelente após os seis meses de idade. Por isso, viagens de contato direto com a natureza podem não ser as mais adequadas para bebês.
Já para crianças mais velhas, esqueça a ideia de que vocês só podem viajar para parques temáticos e resorts. Todo destino pode ser divertido e enriquecedor! Por isso, não exite em conhecer outros países e culturas.
2. Pense se a viagem será agradável para os pais e a criança
Esse quesito envolve bastante a escolha do destino, pois o local para onde vocês viajarão deve proporcionar uma experiência agradável tanto para os filhos, quanto para os pais.
Bebês muito pequenos, por exemplo, mamam bastante e precisam de trocas com frequência, o que pode deixar a experiência um pouco cansativa dependendo do destino.
3. Esteja prevenido, mas não se preocupe exageradamente
Esteja preparado para possíveis imprevistos. Contrate um seguro viagem, leve dinheiro e cartão de crédito para arcar com custos extras, adicione medicamentos para possíveis emergências e inclua peças de roupas extras para eventuais mudanças climáticas.
Afinal, seguir alguns cuidados de segurança é indispensável em uma viagem com filhos pequenos. Só não exagere ao se preocupar demasiadamente de modo que isso te impeça de curtir os momentos em família.
4. Atenção ao fazer a mala
Sabemos que a mala das crianças precisa conter uma quantidade de roupas maior que dos adultos, já que os pequenos costumam se sujar ao comer e brincar. Entretanto, tenha cuidado para não exagerar e levar coisas demais, ainda mais quando é necessário transportar o carrinho e cadeirinha de carro.
Lembre-se que muitos hotéis contam com serviço de lavanderia e lavar algumas peças pode te ajudar a carregar menos bagagem. Só não deixe de considerar o tempo de lavagem das roupas para garantir que seu filho terá peças limpas para todas as ocasiões.
Além disso, para não esquecer nenhum item importante em casa, faça um check-list de tudo o que precisa estar em sua mala e na das crianças.
5. Aproveite a viagem com filhos pequenos
Viajar com a família sempre rende memórias inesquecíveis. Portanto, a dica de ouro é aproveitar ao máximo toda essa incrível experiência ao lado das pessoas mais importantes de sua vida. Imprevistos podem acontecer, mas respire fundo e curta a viagem!
Gostou das dicas de viagem com filhos pequenos? Aproveite para reservar sua hospedagem com a Atlantica e torne a sua viagem em família ainda melhor!