Sabemos que, infelizmente, nem todos os países são considerados seguros para mulheres que viajam sozinhas, seja pela sensação de insegurança ao andar pelas ruas à noite, seja pelos índices de violência ou discriminação.
Mas, por outro lado, há muitos destinos onde elas podem curtir sem preocupações – a exemplo de Espanha, Cingapura, Irlanda, Áustria e Suíça – países que ocupam o topo do ranking de destinos mais seguros para mulheres viajantes feito pelo casal de jornalistas Asher e Lyric Fergusson.
“Viajar é sempre uma experiência transformadora, que preenche a alma, expande os horizontes e traz autoconhecimento”, diz Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco. “Aventurar-se na própria companhia é uma vivência que liberta, pois permite que sejamos nós mesmos, sem rótulos.”
A seguir, o executivo recomenda cinco filmes que têm mulheres viajantes como protagonistas. Confira:
1- Livre (Wild. Direção: Jean-Marc Vallée. EUA, 2014)
Baseado na história real de Cheryl Strayed, o filme estrelado por Reese Witherspoon mostra como a americana, após a morte da sua mãe e de vários problemas pessoais, resolve fazer uma jornada de redescoberta cruzando mais de 1.800 km sozinha pela costa oeste dos Estados Unidos, superando dificuldades e suas próprias questões pessoais.
2- Comer, Rezar, Amar (Eat Pray Love. Direção: Ryan Murphy. EUA, 2010)
Baseado no romance homônimo da romancista Elizabeth Gilbert (vivida por Julia Roberts), o filme traz a trajetória de redescoberta da jornalista que, após uma crise existencial, abandona sua vida cotidiana para viajar por três países: Itália, Índia e Indonésia. Além das lindas paisagens, o filme é uma inspiração para tornar a viagem dos sonhos realidade.
Sob o Sol da Toscana (Under The Tuscan Sun. Direção: Audrey Wells. EUA, Itália, 2003)
Nesse filme belíssimo, um dos pontos principais é a beleza do vilarejo de Cortona, na Toscana, para onde a protagonista, a escritora Frances Mayes, se muda após um divórcio conturbado. Além da história de redescoberta do amor, o filme também é uma ótima pedida para quem quer mergulhar na cultura italiana.
Antes do Amanhecer (Before Sunrise. Direção: Richard Linklater. EUA, Áustria, 1995)
Retrata a inusitada história de Celine, estudante francesa, vivida por Julie Delpy, que se encontra casualmente com o jovem americano Jesse, no seu último de uma viagem de trem pela Europa. Com a limitação do tempo pairando sempre no ar, a trama cheia de romance e reflexões é recheada pela bela fotografia de paisagens européias, principalmente de Viena.
Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona. Direção: Woody Allen. Espanha, EUA, 2008)
Ambientado na incrível Barcelona, na Espanha, o filme mostra vários pontos turísticos e também a saga de duas americanas, Vicky e Cristina, que vão passar as férias na cidade catalã e acabam se apaixonando pelo mesmo homem, o artista Juan Antonio. Além de passagens bastante divertidas, o filme faz pensar também sobre conflitos e desencontros que envolvem o amor e a amizade.