Conheça a famosa Bienal do Livro!

A Bienal do Livro é um evento literário e artístico que acontece em várias cidades do Brasil. Porém, os principais locais que o acolhem são as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Abaixo, falaremos um

Bienal do Livro é um evento literário e artístico que acontece em várias cidades do Brasil. Porém, os principais locais que o acolhem são as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Abaixo, falaremos um pouco sobre o que é a Bienal do Livro, como começou, a evolução do evento e seu público. Não deixe de conhecer uma das feiras mais completas de cultura do país e do mundo!

História da Bienal do Livro

A primeira Bienal aconteceu em 1951, na intenção de promover uma feira de livros, como já acontecia em vários países da Europa. Porém, o nome ainda não era Bienal do Livro, e sim Feira Popular do Livro. Ela acontecia na cidade de São Paulo, na Praça da República.

Mulher colocando livro em estante em biblioteca

Em 1961, o evento aconteceu em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, famoso MASP. Além da divulgação literária dos livros, ocorreram exposições de artes gráficas. A cidade sempre acolheu bastante a arte como um todo, então, se você se interessa pelo assunto, vale conferir os 10 melhores lugares para quem gosta de história e arte em São Paulo.

Com o sucesso, o evento foi se espalhando pelo Brasil. No Rio de Janeiro, a primeira edição aconteceu em 1983, com grandes nomes da literatura brasileira, como Gilberto Freyre, Luís Fernando Veríssimo, Anttonio Callado, entre outros.

O público foi aumentando no decorrer dos anos e, com a fama do evento crescendo, em 1972, resolveram mudar o nome para Bienal Internacional do Livro, que é o nome conhecido até hoje.

Onde fica o evento no Brasil?

Mas onde fica a Bienal do Livro? Várias cidades do país já adquiriram o maior evento literário do mundo. As maiores são a Bienal Internacional do Livro do Rio e a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Porém, outras cidades também realizam o evento da Bienal do Livro, como Belo Horizonte, Salvador, entre outros lugares que fazem um evento menor, porém, com o mesmo objetivo.

Em São Paulo, antigamente, a Bienal do Livro era realizada no pavilhão do Parque do Ibirapuera. Devido ao aumento do público, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte, na zona norte da cidade, próximo à estação de metrô Portuguesa-Tietê, na Linha Azul.

No Rio de Janeiro, a Bienal acontece no Riocentro, localizado na Barra da Tijuca. Lá, reúne moradores da cidade e também pessoas que vão visitar só para ir ao famoso evento. Confira mais dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro!

Sobre o público do evento e os ingressos

Além dos amantes de arte e literatura, com o tempo, criou-se uma admiração da população pelo evento da Bienal do Livro. É comum os pais levarem seus filhos, por ser um momento educativo, contemplando pessoas de todas as faixas etárias. Impossível não se apaixonar por essa exposição artística!

Livros um lado do outro

Antes de iniciar a feira, é divulgado o local, a data de início, como adquirir o ingresso e também a programação da Bienal do Livro — tudo isso no próprio site da feira e até nas redes sociais.

Sobre os ingressos da Bienal do Livro, eles podem variar a forma de compra e também os valores, dependendo da cidade onde vai ocorrer o evento. Porém, recomendamos adquirir com antecedência pelo site, para não ficar sem no dia escolhido para a visita.

Independentemente do local, é possível visitar a Bienal do Livro com meia entrada. Dessa forma, o valor do ingresso sai pela metade. É importante ressaltar que precisa apresentar o comprovante da meia na compra e na entrada do evento.

Hospedagens nas cidades que sediam a Bienal do Livro

Deseja visitar o evento da Bienal do Livro? Que tal conhecer os hotéis da rede Atlantica International Hospitality que disponibilizam o máximo conforto no padrão internacional? Confira a total modernidade para você contemplar a experiência completa!

Além disso, você pode entrar no nosso programa de fidelidade Let’s Atlantica. Para isso, basta se cadastrar no Let’s. Realizando a reserva pelo Reserve Atlantica ou diretamente pelo hotel, você já começa a pontuar e pode trocar os pontos por prêmios ou hospedagens.

Recomendamos também realizar a reserva no site com antecedência, para garantir descontos exclusivos na hospedagem e vários pacotes promocionais para economizar e aproveitar todas as qualidades disponibilizadas no hotel.

Posts Relacionados

Se você gosta de fazer passeios culturais nas férias, não perca a oportunidade de conhecer espaços históricos e artísticos. Caso sua próxima

Vai viajar e quer saber quais pontos turísticos em Brasília incluir no seu roteiro? Conhecido por sua arquitetura moderna e planejamento urbano

Vai viajar para o interior paulista e quer saber o que fazer em Bauru? A cidade vibrante a 330 km da capital