Carnaval 2023: os melhores destinos para viajar

Maior festa popular do Brasil, o Carnaval é um dos feriados mais procurados pelos viajantes, seja para cair na folia ou para aproveitar alguns dias de descanso, longe do agito. Cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife,

Maior festa popular do Brasil, o Carnaval é um dos feriados mais procurados pelos viajantes, seja para cair na folia ou para aproveitar alguns dias de descanso, longe do agito.

Cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda e Ouro Preto estão entre os destinos mais buscados, mas o Brasil também reserva opções para quem prefere curtir o feriadão com mais tranquilidade.

Quando será o Carnaval de 2023?
Considerado ponto facultativo, o Carnaval 2023 acontece no dia 21 de fevereiro (terça-feira), mas é comemorado de sábado (dia 18) até quarta-feira de Cinzas (dia 22), quando as empresas costumam retomar o expediente ao meio-dia.

Onde passar o Carnaval 2023?

Quer cair na folia?
Então, a dica é considerar destinos popularmente conhecidos pelo carnaval de rua, como Rio de Janeiro e Salvador. Veja o que cada um deles reserva:

●      Rio de Janeiro (RJ)
Sim, o Rio de Janeiro continua lindo! E quem visitar a cidade no Carnaval poderá sair nos blocos de rua (confira aqui a programação) – e conferir de perto os desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Os ingressos podem ser comprados pelo site Liga Independente das Escolas de Samba, e os preços variam entre 80 reais (meia-entrada) e 300 reais. 

Entre uma folia e outra, os viajantes podem aproveitar para conhecer cartões-postais, como as famosas praias do Leblon e de Copacabana, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e o belo pôr-do-sol da pedra do Arpoador, ao lado de Ipanema. No site do Riotur, há mais dicas de passeios. 

Clique aqui para reservar seu hotel. Ah, e uma dica valiosa! Na rede Atlantica, membros do programa de fidelidade Let´s Atlantica têm até 15% de desconto na reserva e, de quebra, acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios e benefícios, como diárias grátis e late check-out.

●      Salvador (BA)
Seja nos blocos ou na pipoca, não tem como passar o Carnaval em Salvador sem tirar o pé do chão. A prefeitura da capital baiana já adiantou que espera realizar a melhor festa de todos os tempos. E os números não deixam mentir. A expectativa é de mais de 5.000 horas de música ao som de artistas como Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Araketu, com cerca de 700 apresentações nos circuitos oficiais – entre eles Dodô e Osmar. Haverá ainda 200 atrações para o folião pipoca. A folia começa no dia 20 e segue até dia 25. Confira, aqui, a programação.

Quem tiver tempo – e fôlego – pode aproveitar a viagem para conferir pontos turísticos como o Elevador Lacerda, o Pelourinho, o Farol da Barra, e a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Neste link, você encontra opções de hospedagem em Salvador. 

●      Recife e Olinda (PE)
Recife, a capital do frevo, e onde também reinam o maracatu, o afoxé e o samba, promoverá, durante o carnaval, mais de duas mil apresentações distribuídas em 63 polos carnavalescos – quatro deles dedicados às crianças. 

Em Olinda, os grandes protagonistas do são os bonecos gigantes, que representam personalidades do Brasil e do mundo. Durante o carnaval, eles desfilam pelas ladeiras do Sítio Histórico rodeados pela multidão. Confira, aqui, opções de hotéis em Recife para se hospedar durante o feriado. 

Ouro Preto(MG)
A cidade, que abriga alguns dos maiores legados da arquitetura barroca, estima para o carnaval deste ano um público formado por cerca de 50.000 pessoas. O que elas podem esperar? Ruas repletas de artistas das mais diversas manifestações culturais, shows e os tradicionais blocos, como o Zé Pereira dos Lacaios, em atividade há 150 anos. 

No site da prefeitura de Ouro Preto, o viajante também encontra informações turísticas, como opções de hospedagem, lazer e gastronomia.

Quer sossego?
Conheça a Praia de Flecheiras, no Ceará. Conhecida por suas piscinas naturais, dunas e falésias, ela fica no município de Trairi, a 140 km de Fortaleza, e atrai, justamente, visitantes que querem fugir do agito de feriados como o carnaval. 

Isso porque, além de abrigar algumas praias que só podem ser acessadas com veículos 4X4, a região oferece poucas opções de hospedagem. 

Uma das mais procuradas é a The Coral Beach Resort by Atlantica, um resort cinco estrelas que oferece acomodações em forma de vilas (com direito a piscina privativa!), lofts e apartamentos. O complexo também conta com um clube de praia exclusivo, além de comodidades como recreação infantil e experiências, que podem ser contratadas à parte, como massagem e personal chef.

Partiu folia ou partiu descanso? Você escolhe! Só não pode deixar de curtir esse país que, como bem dizia Jorge Ben Jor, é “tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. E que beleza!

Posts Relacionados

Entre praias com areia macia e águas cristalinas, os pontos turísticos em João Pessoa incluem destinos surpreendentes e cheios de aventuras para

Mesmo no friozinho do inverno, você ainda gosta de beber uma gelada? Não precisa esperar até o verão para saborear a bebida.

Se você está planejando embarcar em um avião, é necessário saber como proteger mala despachada para evitar imprevistos. Ao conhecer todos os