Dicas de como planejar uma viagem dos sonhos

Viajar é uma oportunidade de conhecer novos lugares, culturas e pessoas, aproveitando ao máximo tudo que o lugar proporciona. Porém, a organização antecipada não pode ser deixada de lado. Você sabe como planejar uma viagem

Viajar é uma oportunidade de conhecer novos lugares, culturas e pessoas, aproveitando ao máximo tudo que o lugar proporciona. Porém, a organização antecipada não pode ser deixada de lado. Você sabe como planejar uma viagem para evitar que o sonho vire um pesadelo?

O Blog Let’s Go ajuda você a se programar para evitar qualquer imprevisto no seu passeio. Veja dicas especiais para buscar pelo destino e organizar-se financeiramente.

Para iniciar o passo a passo de planejar uma viagem, o ideal é criar uma listinha com os destinos, os passeios e o total disponível para gastar enquanto estiver fora de casa.

Roteiro de viagem

Após escolher o destino, é interessante elaborar um roteiro de passeios, fazendo uma busca completa sobre os pontos turísticos do local. Isso organiza os seus dias, já que dá uma prévia do que você vai vivenciar.

Para saber como planejar uma viagem, também é importante estabelecer uma média de quanto investir financeiramente em cada atração. O valor dos ingressos deve ser acrescentado à tabela de gastos gerais.

Na hora de programar viagem com uma ou mais pessoas, também vale verificar se a programação agrada a todos.

Duas pessoas anotando o planejamento de uma viagem no bloco de notas.

Economia na viagem

Ao planejar uma viagem, é importante sempre definir um valor médio de gastos gerais, estipulando um preço para hospedagem, passagem e passeio.

O próximo passo é procurar por hospedagens e passagens que não ultrapassem a média do orçamento. A dica é sempre realizar essa busca com antecedência para garantir promoções.

Além disso, é essencial levar uma reserva econômica para evitar qualquer imprevisto que fuja do planejamento de viagem e possa transformar o sonho em um verdadeiro pesadelo.

Planejamento da mala

Seguindo com a lista de como planejar uma viagem de ônibus ou avião, na hora de organizar a bagagem, é importante considerar o tempo de permanência no local, o clima e os passeios.

Consulte a previsão de temperatura com antecedência, mas sempre leve uma peça oposta. Se o destino for quente, por exemplo, leve um casaco e uma calça. Assim, você está preparado caso ocorra uma mudança no tempo.

Alguns acessórios podem ajudar na hora de compor a mala, como um organizador, que separa as peças. Consulte a matéria Dicas Infalíveis na Hora de Arrumar a Mala de Viagem para saber mais.

Definição do transporte da viagem

Pesquisar passagem de avião ou ônibus com antecedência pode garantir custo menor na hora da compra e até garantir pacotes promocionais exclusivos — um passo importante na hora de como planejar uma viagem.

As passagens aéreas ficam mais caras conforme a data da viagem aproxima-se, o que pode afetar diretamente o cronograma econômico. Dependendo do destino, as passagens podem estar esgotadas, o que inviabiliza a compra de última hora.

Também é interessante comparar a distância até o local de ônibus e de avião para decidir qual compensa mais pensando no custo e no tempo. Para se preparar, veja o artigo 4 Dicas para Economizar na Compra de Passagens Aéreas.

Viagens Internacionais

Se você estiver se questionando sobre como planejar uma viagem internacional, todas as dicas acima são válidas. A única adição é verificar a moeda local, pois a conversão pode afetar muito o planejamento econômico.

Caso você esteja pensando em planejar uma viagem para Europa, por exemplo, precisa realizar a troca do real para o euro ainda no Brasil, já que o valor do câmbio é alterado por dia.

Hospedagem

Além dos passeios, do destino e da locomoção, a hospedagem também afeta a experiência final da sua viagem. Então, que tal garantir o conforto máximo de um quarto de hotel? Você pode economizar sem abrir mão de um padrão internacional.

Para completar as dicas de como planejar uma viagem, vale consultar as hospedagens da linha de hotelaria Atlantica International Hospitality.

Se a reserva for feita diretamente pelo site, você participa do programa de fidelidade Let’s Atlantica. Os pontos acumulados podem ser trocados por prêmios ou hospedagens grátis.

Posts Relacionados

Se você gosta de fazer passeios culturais nas férias, não perca a oportunidade de conhecer espaços históricos e artísticos. Caso sua próxima

Vai viajar e quer saber quais pontos turísticos em Brasília incluir no seu roteiro? Conhecido por sua arquitetura moderna e planejamento urbano

Vai viajar para o interior paulista e quer saber o que fazer em Bauru? A cidade vibrante a 330 km da capital