Com a retomada das viagens corporativas, os colaboradores querem aproveitar os momentos longe do escritório para viver novas experiências e cultivar a amizade com a equipe.
Segundo um levantamento feito pela FecomercioSP em parceria com a ALAGEV, os investimentos feitos pelas empresas em passagens aéreas, hospedagens, alimentação ou locação de veículos movimentaram R$ 9,5 bilhões em novembro, um crescimento anual de 29,4%.
Sim. As viagens corporativas estão de volta! E, de acordo com uma pesquisa feita por uma plataforma de hospedagem, 43% dos brasileiros estão dispostos a participarem esse ano de uma viagem organizada por sua empresa.
A diferença é que, após a pandemia, o desejo não é mais usar a oportunidade longe do escritório para reuniões ou conferências, mas sim para cultivar a amizade com a equipe.
Muitos colaboradores, inclusive, defendem que o valor economizado pelas empresas com a mudança para modelos remotos ou híbridos seja investido em viagens corporativas ou retiros de negócio.
O que são retiros de negócio?
Diferente dos encontros que aconteciam antes da pandemia, muitos deles centrados em resultados e dinâmicas, os retiros de negócio têm como foco o fortalecimento das relações interpessoais ao invés do trabalho em si.
Não à toa, pesquisas apontam para um outro tipo de recreação corporativa, com a temática de “sobrevivência” em hotéis, cabanas de luxo e casas de fazenda, por exemplo, onde as pessoas tenham que preparar suas refeições em grupo, participar de atividades de aventura ao ar livre, ou mesmo participar de jogos interativos e desvendar enigmas ao lado de seus times.
A Atlantica Hotels, por exemplo, oferece diversas opções de hospedagem para vivências em grupo. Entre os hotéis mais procurados da rede para encontros corporativos estão o Cyan Resort by Atlantica, em Itupeva; o Radisson Hotel, em Belém; o eSuítes Hotel Recreio Shopping, em Rio de Janeiro; o Comfort Suítes, em Vitória; e o Transamérica Executive Paulista, em São Paulo.
A rede também oferece para os membros do Let´s Atlantica, seu programa de fidelidade, descontos e benefícios, como diárias grátis e late check-out.
O fato é, que além da diversão garantida, as empresas que surpreenderem os colaboradores com boas experiências colherão bons frutos, já que sete em cada dez trabalhadores brasileiros acreditam que conhecer novos lugares servirá de inspiração para voltar à labuta ainda mais produtivos.